Conheça os 8 P’s do Marketing e saiba como podem te ajudar em seu negócio


Warning: A non-numeric value encountered in /home/alanpereira/www/blog/wp-content/themes/epico/inc/reading-time.php on line 29

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Com o avanço da era digital, diversas mudanças nas empresas e alta competitividade, os 8Ps de Marketing surgiram como uma evolução dos 4Ps de Marketing tradicionais para melhorar ainda mais os antigos métodos.

Quem já se envolveu ou atua com marketing digital, seja administrando um negócio, pesquisando o assunto ou trabalhando na área, deve ter ouvido falar dos 4Ps do marketing.

O “produto, praça, promoção e preço” ainda condizem muito com o marketing estratégico e as decisões de negócios das empresas grandes e pequenas, tornando-se um item obrigatório a ser entendido para todos que desejam ter sucesso com marketing.

No entanto, devido à evolução digital citada, a revolução do comportamento do consumidor fez com que os estudiosos de marketing precisassem refinar ainda mais os conceitos, razão pela qual surgiram os 8 Ps do marketing digital.

Criados pelo especialista em marketing digital Conrado Adolpho, os 8 Ps do marketing digital se trata de uma estratégia com o objetivo de acompanhar a jornada de compra do cliente em seu negócio de forma muito mais eficiente.

Mas para compreender a fundo como esses conceitos podem ajudar desde um síndico profissional até grandes indústrias, é preciso entender a definição de cada um dos Ps.

8 Ps do Marketing Digital: definições e aplicações

imagem-conheca-os-8-ps-do-marketing-e-saiba-como-podem-te-ajudar-em-seu-negocio-02 Conheça os 8 P's do Marketing e saiba como podem te ajudar em seu negócio

O método de marketing digital mais eficaz prevê que cada público seguirá sua própria jornada de compra e, como tal, ensina como coletar dados, desenvolver estratégias e melhorar a relevância de uma empresa no espaço da internet.
Por isso, devido à sua amplitude de aplicações, os 8 Ps do marketing digital são a base para todos os tipos de estratégias dentro do meio online. Esses 8 Ps significam:

  • Pesquisa;
  • Planejamento;
  • Produção;
  • Publicação;
  • Promoção;
  • Propagação;
  • Personalização;
  • Precisão.

Quando aplicados corretamente, esses conceitos dos 8 Ps podem ajudar qualquer negócio a alcançar resultados positivos no mundo digital. Mas para isso, é necessário saber a definição de cada um dos Ps e como aplicá-los.

Pesquisa

Por meio da Internet, fica mais fácil entender os hábitos e comportamentos dos consumidores e determinar o público a ser alcançado.

Qualquer boa análise que aborde isso é a base dessa estratégia. É exatamente por isso que o primeiro dos 8 Ps é a pesquisa.

A pesquisa é parte fundamental do marketing e, graças à internet, esse processo ficou mais fácil. As características do público e as principais formas de engajamento com este podem ser descobertas por meio de pesquisas.

Um exemplo de aplicação para esse P é a forma como uma empresa de instalação de gerador a diesel utiliza uma lista de e-mail de clientes para enviar pesquisas de satisfação ou perguntas sobre os hábitos e características desses clientes.

Com isso, é possível determinar as melhorias que precisam ser feitas de acordo com as respostas obtidas, e a partir daí implementar o que for possível para atender às necessidades dos clientes.

Planejamento

A comunicação na Internet é muito ativa. Ao longo do seu relacionamento com o público, as empresas terão de ajustar seu estilo de comunicação para gerar o máximo de engajamento entre leitores e usuários.

Além disso, serão encontrados clientes em potencial em diferentes estágios de sua decisão de compra, alguns ainda pesquisando soluções para seus problemas, e outros já sabendo exatamente o que desejam consumir.

Portanto, para uma empresa que atua com desmontagem de móveis planejados ter sucesso em suas estratégias, ela precisará de três dados essenciais. O conteúdo que será criado, qual formato ele será feito e para qual tipo de público ele será enviado.

Produção

Este é o que mais aparece em qualquer empresa. Afinal, depois que um plano é estabelecido e uma direção é dada, é necessário pôr em prática o que for estabelecido conforme o que é necessário.

A aplicação desse P pode ser feita, por exemplo, na criação de um site para uma clínica de cuidadores que disponibiliza acompanhante de idoso noturno para as pessoas que necessitam deste serviço.

Além disso, é preciso criar um blog e redes sociais para disseminar conteúdo útil e informativo que atingirá, por conseguinte, as pessoas interessadas. Assim, permite-se posicionar-se a empresa de modo a ser uma autoridade em sua área de atuação.

Publicação

Nesta fase, começa-se o lançamento do conteúdo relevante que foi produzido.

Deve-se sempre se lembrar de fazer a pesquisa para descobrir o que mais agrada aos consumidores. Cria-se o conteúdo a partir daí e publica-se em no site ou blog, o que funciona melhor para o negócio.

Para exemplificar essa aplicação, imagine que uma empresa de consultoria ambiental quer se posicionar como especialista.

Ela precisará de uma base de conteúdo sobre plano de controle ambiental loteamento pronta de acordo com sua programação.

Além disso, será necessário prestar atenção às informações sobre o mercado que aparecem na mídia.
Se alguma notícia, evento importante ou conteúdo viral relacionado ao negócio aparecer na mídia, o ideal é substituir o conteúdo planejado e participar da discussão.

Promoção

Com eventos e posts úteis preparados para o público-alvo, é preciso começar a divulgar o que está sendo feito. Então, o quinto P do marketing digital é deixar a empresa se mostrar e usar todos os canais possíveis para promovê-la.

Então, para uma empresa de aluguel de plataforma elevatória tesoura, por exemplo, é muito vantajoso construir relacionamentos saudáveis e duradouros, que tenha foco em sempre entregar soluções e quais os melhores meios para isso.

Mas antes de pagar pela publicidade digital, realiza-se uma pesquisa sobre palavras-chave relevantes para a empresa e escolhem-se as palavras-chave pesquisadas com mais freqüência e relevância para usar nos anúncios.

Propagação

Nesse ponto, as redes sociais são fundamentais, pois oferecem múltiplas formas de distribuição de conteúdo, e a empresa deve escolher aquela que melhor se adequa ao seu produto ou serviço.

Então, se, por exemplo, uma empresa que disponibiliza porteiro terceirizado deseja ter mais sucesso mais rápido em atingir públicos que se interessem por seus serviços, deve optar por investir em anúncios patrocinados como Google Ads e Social Ads.

Personalização

Muitas vezes, algumas pessoas estão mais dispostas a comprar coisas do que outras. Isso pode ser devido à comunicação incompleta ou incoerente com públicos previamente definidos.

É um processo completamente natural, pois pode ser difícil no início descobrir o que o público quer e como ajudá-lo com o produto ou serviço que está sendo vendido.

Dessa forma, se uma empresa que atua com serviços para manobrista noturno precisa atingir um público correto para poder vender, precisará personalizar sua comunicação por meio de canais como e-mail marketing e redes sociais.

Com isso, a abordagem de leads poderá ser muito mais customizada de acordo com as características deles, passando uma sensação mais humana para os potenciais clientes.

Precisão

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a capacidade de mensurar os resultados de cada ação tomada em uma ou mais etapas de uma estratégia.

Será possível analisar os perfis das pessoas com quem interage, a porcentagem de pessoas que abrem e/ou clicam em e-mails de marketing, o conteúdo mais visitado em seu site e muito mais.

A partir disso, as empresas podem começar a adaptar seu conteúdo para algo muito mais preciso. Essas análises devem ser realizadas regularmente para garantir a otimização das ações e conteúdos.

Para facilitar nesta tarefa, é recomendável usar ferramentas que facilitem a coleta, organização e mensuração dos resultados obtidos através das estratégias implementadas e até das etapas anteriores.

A importância de utilizar os 8 Ps do marketing

Se uma empresa está começando ou transformando seu negócio, provavelmente já tem um plano de ação em vigor. O plano inclui a definição de algumas premissas básicas para as chances de sucesso deste negócio.

Essas premissas envolvem informações financeiras, humanas e de marketing e deve haver informações ainda mais relevantes no plano de marketing.

Portanto, definir os 8Ps é a melhor maneira de um empreendedor planejar seu negócio e, o mais importante, reunir tudo que está relacionado ao seu produto ou serviço.

Afinal, não existe empresa sem produto. O produto é a razão de ser de qualquer negócio, e um bom planejamento é fundamental para o sucesso a curto, médio e longo prazo de todas as empresas que realmente querem se destacar no mercado.

Mas o planejamento por si só não é suficiente. Tudo o que é decidido deve ser colocado em prática e medido para o que funciona ou não, se continua no mesmo caminho ou se faz algumas mudanças para atingir os objetivos estabelecidos.

Por isso os 8 Ps são tão importantes, eles fornecem o direcionamento adequado para que os empreendedores possam estruturar suas estratégias da forma mais eficiente possível, além de ajudar na implementação e na avaliação dos resultados.

Considerações finais

Empresas que realmente querem se manter ativas na era do digital devem, sem dúvidas, estar presentes em todos os canais digitais.

Com a ajuda dos 8 Ps, será possível a qualquer negócio colocar em prática os conceitos definidos neste texto, que, se bem aplicados, trarão bons resultados às suas campanhas de marketing, à comunicação com os clientes e ao reconhecimento da sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *