Tempo de leitura: 4 minutos
O grande objetivo do marketing é reunir um conjunto de estratégias para conseguir alcançar um determinado objetivo pré-estabelecido por uma empresa, como gerar reconhecimento para a marca, aumentar a sua visibilidade ou vender mais produtos como filtro prensa.
Porém, por mais que na teoria pareça uma tarefa simples, na prática ela pode se tornar bem complicada, afinal, nos dias de hoje o mercado não dá espaço para erros e é preciso executar as ações com a maior maestria possível, sem qualquer probabilidade de cometer algum deslize.
Para isso, é preciso ter uma estratégia competente e assertiva, e uma das formas de alcançar essa meta é justamente utilizando uma estratégia que chama inteligência de marketing, já ouviu falar sobre ela?
No texto de hoje, vamos mostrar tudo sobre a inteligência de marketing, o que ela significa, sua importância e benefícios para as empresas, bora conferir? Então vamos lá!
O que significa a Inteligência de marketing?
A inteligência de marketing nada mais é do que a coleta, análise e interpretação de dados para guiarem as decisões e moldarem as estratégias dentro de uma empresa, ou seja, você começa a montar suas ações de marketing de acordo com aquilo que você coletou e não na base do “achismo”.
Ele se aplica por exemplo, em um formulário ou um questionamento respondido por algum lead, dados que parecem bobos ou simplórios demais podem ser bem executados desde que caiam nas mãos certas, como “onde você conheceu nossa empresa” ou “o que você sentiu ao comprar a nossa mangueira de incêndio”.
Esse tipo de coleta ajuda a entender a percepção do consumidor, e através da mensuração de resultados, fica tudo muito mais simples para que você trabalhe a eficiência do seu negócio, criando insights e montando um plano de ação baseado em estatísticas e informações.
Qual a importância da inteligência de marketing?
Em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer erro, mesmo que seja pequeno, pode custar caro para a sua empresa, e a Inteligência de marketing consegue inibir qualquer deslize que você possa vir a cometer.
A intuição muitas vezes é funcional e pode ser a melhor saída para gerar algo diferente, porém, ela como único guia nunca é o recomendado. Esse conceito ajuda você a se basear em dados e estatísticas, e apoiar as suas ações justamente nisso.
Ou seja, tudo que você planeja para o seu consumidor é feito sobre o conhecimento de dados que você absorve com o passar do tempo, nada é simplesmente por acaso, e tudo ganha mais forma e sentido ao se guiar por dados.
Quais os benefícios trazidos pela Inteligência de marketing?
São vários os benefícios que usar a inteligência de marketing pode trazer para a sua empresa, o primeiro e talvez mais claro seja a assertividade e os resultados mais eficazes nas suas campanhas, se baseando em dados, a chance de acerto acaba sendo muito maior do que ir apenas na intuição.
O segundo ponto é o aprimoramento na experiência dos consumidores, você sabe exatamente o que as pessoas pensam e gostam de maneira geral, você sabe o que elas esperam do seu produto ou de sua empresa, caso tenha uma empresa de calibração e o que você deve entregar para elas, isso ajuda a moldar suas ações e trabalhar para que tudo seja mais eficiente e completo.
Dessa forma, outro benefício é a relevância dos seus conteúdos, afinal, você sabe o que dá certo ou não, o que é aceito pelo público ou rejeitado, o que permite a você, uma liberdade criativa maior e mais eficaz, alcançando o sucesso de maneira eficiente na sua produção.
Por fim, você traz campanhas mais eficazes e totalmente adaptáveis, podendo mensurar resultados durante sua execução e realizar potenciais mudanças caso sinta necessidade, o que torna elas com um potencial ainda maior de chegar até o sucesso.
De forma resumida, a inteligência de marketing é uma estratégia que vem crescendo cada vez mais devido a sua eficiência e precisão, se basear em dados e saber exatamente quais estratégias podem ser eficientes é considerado como uma grande vantagem competitiva dentro de um mercado cada vez mais aquecido.
Você já conhecia a inteligência de marketing? O que achou dela? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.